sexta-feira, 19 de setembro de 2008

GRUPO DE GESTANTES



As gestantes faceiras com os presentes que ganharam na reunião com as agentes de saúde.


As agentes realizando uma gostosa dinâmica no grupo de gestantes, aumentando a interação entre o grupo para que possa aprender entre elas.



Quase na hora do parto! Exibindo suas lindas formas!!!

ATRATIVOS PARA ALCANÇAR META DA VACINA DE RUBEÓLA



Frente da unidade de saúde da família da Vila São Braz toda enfeitada com balões para atrair a criançada para a vacinação



Recompensa imediata da vacinação: direito ao pula-pula

Uma foto inédita


Conseguimos tirar foto do Reginaldo...isso merece destaque. Foto da turma no corredor da unidade. Da esquerda pra direita Marlene, Sueli, Geni, Valdete e o Geginaldo.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O CURSO DE ARTESANATO CONTINUA - NOVA TURMA



O curso de artesanato tem produzido ótimos resultados e contribuído para a renda familiar das pessoas que estão participando dele. No entanto, tem custos, apesar de pequenos... e por isso, precisamos de doações d etintas, jornais, pincéis, colas....
Contamso com você! faça contato!
cm.sales@terra.com.br
67 9205 0369

VACINA CONTRA RUBÉOLA

BUSCA ATIVA FOI REALIZADA DIA 26-8-2008, COMO UMA DAS ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR A META.

OUTRAS ESTRATÉGIAS REALIZADAS FORAM:

• ABERTURA DA UNIDADE DE SAÚDE APÓS AS 17H ATÉ ÀS 20H EM DOIS DIAS DA SEMANA, QUINTA E SEXTA-FEIRA
• VACINAÇÃO NA ESCOLA CLORI BENEDETE NUMA TERÇA-FEIRA.
• MONITORAMENTO DE VACINAS REALIZADAS ATRAVES DE GRÁFICOS.



ACS Sueli preenchendo as fichas e Elcio vacinando

Não deixaram ninguém fugir deles...

Os ACS Sueli e Genoelson dando apoio ao Elcio


Genoelson, Mário que carregou a turma e o vacinador de plantão.. o Elcio!

CONVERSANDO A GENTE SE ENTENDE

Vou postar aqui o relato do Ernande.... tá no blog dele... se clicarem no título terão acesso ao blog. Mas a experiência é ótima!! Vale a pena ler!! Cibele
Começa....

Hoje, dia 11 de setembro realizamos o encontro de Hiperdia do Santa Fé. Foi muito especial, apesar de não ser o dia em que foi o maior numero de pessoas. Digo isso porque geralmente a gente avalia a importância de uma atividade pelo numero de pessoas que foram. Dificilmente pelo que aconteceu.


Hoje foi especial porque todo mundo pode falar do que sente e do como sente. Todo encontro deveria ser assim, mas nem sempre é. As vezes falta tempo, disposição, oportunidade. Mas hoje tudo deu certo.

Começamos com o mote: o que mais me atrapalhar controlar a diabetes? Depois evoluímos para Hipertensão e peso.


A regra era simples: a equipe não iria julgar e nem dar conselhos. Parece que essa simples regras mudou tudo. Vários usuários portadores de diabéticos confessarem não resistir aos doces e ter dificuldade em controlar a "boca", mas outros falaram da dificuldade em comer moderadamente, fazer caminhada ou tomar as medicações.


Depois desta rodada houve a segunda (só houve primeira, segunda e terceira rodada na sistematização, na verdade tudo foi simultâneo). A pessoa dizia qual sua dificuldade e em seguida dizia em que o grupo poderia ajudar.

Na terceira parte cada membro do grupo, se tivesse vontade, dava sua opinião para melhorar o problema identificado. Foi lindo o momento e surgiram soluções interessantes. Mais que soluções interessantes o importante foi que cada pessoa pode fazer seu próprio diagnóstico (será que alguma categoria profissional vai nos processar?) e compartilhar com o grupo e ainda se apoiar no coletivo para tentar a melhora. E imagino que vão conseguir aproveitar em si mesmos os conselhos dados aos outros.


Foi difícil, mas nós, profissionais de saúde, conseguimos não dar conselhos, prescrever ou julgar. Participamos como ouvintes e aprendizes. Só respondemos perguntas e interferimos quando julgamos perigosa a proposta de solução de algum problema. O que só aconteceu uma vez.


Tenho essa reunião em áudio e autorização para divulgar...assim que conseguir fazer uma boa edição talvez vire um programa SAÚDE COMUNITÁRIA ESPECIAL.


Ernande Velentin do Prado

Conheça o Blog da Equipe de Saúde da Família

http://psfequipeurbanams.blogspot.com